sexta-feira, 4 de abril de 2014

Depois da transferência dos embriões… o que fazer?

Volto a falar do período após a transferência dos embriões para a cavidade uterina. É uma fase complicada em que o casal e sobretudo a mulher não sabe o que fazer. Muitas senhoras perguntam se devem ficar em casa durante o tempo de espera até ao dia do teste de gravidez, se podem caminhar, se têm que ter algum cuidado especial com a alimentação, se é prejudicial o esforço que fazem quando vão à casa de banho pois muitas sofrem de prisão de ventre nesta etapa, etc.

Acho importante que nesta fase a mulher esteja tranquila e não faça nada que a possa deixar nervosa, inquieta, com dúvidas de que isso possa prejudicar o tratamento e sobretudo que mais tarde faça com que se sinta culpada porque o tratamento não resultou.

Em primeiro lugar, devem seguir as recomendações médicas. Se puderem ter uma vida mais tranquila nos dias a seguir à transferência seria o ideal, sobretudo entre o sétimo o e o oitavo dia após a punção dos ovários (essa é a altura em que devia ocorrer a implantação do(s) embri(ão)ões no útero). Mas se não conseguirem seguir estas recomendações também não é o fim do mundo!

Pensem que numa gestação espontânea, nos primeiros dias em que a mulher não sabe que está grávida ela não tem qualquer cuidado com a actividade física e não é isso que a vai impedir de engravidar e de seguir em frente com a sua gravidez. De facto, quando após um tratamento de fertilidade recomendamos à mulher que tenha uma vida mais calma, que não carregue com peso, que não faça actividade física é porque queremos eliminar qualquer efeito que possa ser negativo para o tratamento, por mais que pequeno que ele seja, porque realizamos um tratamento e canalizamos todas as "energias" para que funcione bem. Agora, ninguém se deve sentir culpado porque o tratamento não funcionou porque saiu do sofá ou porque teve que ir trabalhar no dia seguinte à transferência!

Relativamente à alimentação o ideal é terem o cuidado de beber muita água, comer fruta, e muitos vegetais para contrariar o efeito da prisão de ventre produzidos pela progesterona. E sim, a prisão de ventre é algo muito comum durante a gravidez e não é o esforço que se faz na casa de banho que vai fazer com que o embrião saia do útero!

Aproveitem estes dias para relaxar e viver a vida com mais calma. Se tiverem que ir para o trabalho com transportes públicos saiam de casa mais cedo, aproveitem para comprar um par de revistas e sentem-se no sofá a ler no final do dia. Peçam ajuda ao vosso companheiro para fazer o jantar… e sobretudo mimem-se e deixem-se mimar!

Relembro um post antigo onde descrevi os sintomas da gravidez!

6 comentários :

  1. Oii tudo bem fiz minha transferência embrionária na sexta dia 09/12/2016 e TO no dia 4 e tenho uma enorme dúvida andei lendo alguns post e vi que não pode subi escada e o médico não me falou nada disso e Morro em uma casa com 2 andares tudo que faço tenho que subi escadas e to com muito medo não to sentindo nada só um desconforto no lado direto e transferir 2 ambrioes que foram congelado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!!! Linda, conseguiu seu positivo? E qual foi o hospital que você fez? Estou na fila de espera,vou fazer a minha daqui a 4 meses no hospital Januário cicco que fica em natal rio grande do norte.

      Eliminar
    2. Boa noite!!! Linda, conseguiu seu positivo? E qual foi o hospital que você fez? Estou na fila de espera,vou fazer a minha daqui a 4 meses no hospital Januário cicco que fica em natal rio grande do norte.

      Eliminar
  2. Aguardo ansiosa pelo seu retorno 😘

    ResponderEliminar
  3. Sou tentante estou na minha terceira tentativa, tenho 5 embriões blastocisto D7, um deles esta congelado a 4 anos usarei também ele para transferência, estou me preparando para fazer a transferência o meu medico orientou-me para tomar a Primogyna um comprimido por dia, no dia 19 vou fazer o meu ultrassom para ver como esta o meu endométrio,gostaria de saber o que tomar mais para ter um endométrio bom.

    ResponderEliminar
  4. Olá sou tentante junto com minha parceira, tenho 37 e ela 30, os óvulos são meus e conseguimos 7 blastocistos D5. 3 com classificação máxima AA. Na primeira tentativa tive o positivo, mas dias após veio o sangramento e fortes cólicas. No terceiro teste do bhcg ele começou a cair, até recebermos a noticia de que não deu certo. Estamos fazendo a mini fiv na clínica gerar vida na barra da tijuca. Vamos tenta pela segunda vez, fiquei me perguntando o que pode ter dado tão errado, para mudar o de positivo para negativo. A medição da minha parceira para preparação do útero é ultragestan 2 pela manhã e 2 a noite e 2mg de prymogina de 8 em 8h.

    ResponderEliminar

Artigos mais lidos