quinta-feira, 19 de junho de 2014

A obtenção dos ovócitos

Quando um casal ouve pela primeira vez falar em tratamentos de fertilidade, e no modo como é feita a estimulação dos ovários e a obtenção dos ovócitos, muitas vezes fica com receio deste tipo de procedimento pelo que achei importante descrever alguns dos aspetos mais importantes.

Um tratamento de procriação medicamente assistida, começa geralmente pela estimulação dos ovários da mulher com o objetivo de que esta produza mais folículos e portanto mais óvulos para serem fecundados. Durante esta etapa, a mulher tem que seguir um plano de medicação traçado pela equipa médica que geralmente envolve a administração hormonas injetáveis todos os dias. Ao longo desses dias que são em média entre 10 a 14, a mulher deve visitar várias vezes o centro de procriação medicamente assistida para fazer o controlo ecográfico do crescimento dos folículos e também fazer análises de sangue para medir os níveis de determinadas hormonas. 

Quando o médico achar que os folículos estão suficientemente crescidos programa a punção folicular que é o procedimento que permite retirar os ovócitos da mulher. 

A punção folicular é geralmente feita mediante uma ligeira sedação ou anestesia local e mulher não sente absolutamente nada. Este procedimento é realizado mediante ecografia, e consiste na punção dos vários foliculos. À medida que os foliculos vão sendo aspirados, o líquido folicular vai sendo colocado num tubo de ensaio que vai para o laboratório de fertilização in vitro, onde é feita a identificação dos ovócitos e estes são preparados para mais tarde serem inseminados. A anestesia é tão ligeira que permite que a mulher recupere e vá para casa passadas umas horas. Nesse dia não é recomendável voltar ao trabalho e é importante que a mulher esteja acompanhada em casa.

Legenda:  Punção folicular. É realizada com ecografia. Os folículos são puncionados com uma agulha, e o líquido folicular é aspirado e recolhido para um tubo de ensaio que vai para o laboratório de fertilização in vitro onde é feita a identificação e separação dos ovócitos. Fonte da foto: Schering- Plough.
A mulher deve aproveitar para descansar e relaxar... e deixar-se mimar! 



0 comentários :

Artigos mais lidos