sexta-feira, 13 de junho de 2014

Somos um milagre, sabiam?

Nós somos de facto um milagre. A obtenção de uma gravidez e o nascimento de um bebé são resultado de um conjunto de vários factores que no momento certo, na altura certa se juntaram e permitiram que uma nova vida fosse criada.

Para conseguir uma gravidez há uma série de condições indispensáveis. Passo a enumerar as mais importantes:

1) Trompas de Falópio intactas e permeáveis para permitir a passagem dos espermatozoides até ao encontro do ovócito;
2) Boa qualidade dos gâmetas (ovócitos e espermatozóides);
3) Capacidade dos espermatozóides para penetrarem no ovócito e fecundarem-no;
4) Endométrio recetor para que ocorra a implantação do embrião;


Quando ocorre uma alteração em pelo menos um destes factores, quase sempre ocorre uma diminuição da fertilidade do casal.

Como já referi anteriormente, um casal deve procurar ajuda de um especialista em reprodução humana, quando não consegue obter gravidez após um ano de relações sexuais desprotegidas. Este tempo varia com a idade da mulher sendo apenas de 6 meses para mulheres com idade superior a 38 anos aproximadamente.
Fonte. creative commons
Tradução: Caso não acredites em milagres provavelmente é porque te esqueceste de que és um. 


Se todos estes factores estão bem, a taxa de gravidez por ciclo menstrual de uma mulher de 25 anos deverá ser de aproximadamente 25%. Esta taxa diminui com a idade, caindo substancialmente a partir dos 40 anos. 

Geralmente um 85% dos casais inférteis que procuram ajuda e realizam um tratamento de fertilidade adequando podem vir a ser pais. O mais importante sem dúvida é que o casal seja informado atempadamente das técnicas disponíveis e conversar com o seu médico sobre as várias possibilidades de tratamento a realizar.

Como vêm todos somos resultado de um milagre, pelo que os milagres acontecem! Não deixem de acreditar!

#gravidez

0 comentários :

Artigos mais lidos