sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A congelação de embriões

Uma das grandes preocupações dos casais que se encontram a fazer tratamento de fecundação in vitro é que no final do tratamento (depois de terem feito a transferência de embriões para a cavidade uterina) tenham embriões excedentários para congelar. Os embriões congelados podem ser utilizados numa nova tentativa caso o presente tratamento não dê origem a gravidez sem que o casal tenha que iniciar todo o processo de tratamento de fecundação in vitro, ou, no caso de um tratamento de sucesso estes embriões podem ser utilizados quando os casais pretendem ter mais filhos.

Na grande maioria dos casos de fecundação in vitro são gerados mais embriões do que aqueles que são transferidos para a mulher e por essa razão a congelação de embriões torna-se uma técnica muito importante.
O que importa saber:

Técnicas de congelação
As técnicas de congelação mais utilizadas são a congelação lenta e a congelação rápida (também designada de vitrificação). A vitrificação apresenta no geral taxas de sobrevivência embrionária muito superiores às da congelação lenta pois evita a formação de cristais de gelo que danificam as células.

Vantagens da congelação:
Aumento das probabilidades de gravidez, já que o casal terá mais embriões para transferir. Mas atenção, só devem ser congelados embriões viáveis e de boa qualidade.

Quanto tempo demora a congelação dos embriões
Os embriões demoram sensivelmente 20 minutos a serem congelados caso seja utilizada a técnica de congelação rápida (vitrificação) e cerca de 1h30 minutos caso seja utilizada a congelação lenta.

Quanto tempo demora a descongelação dos embriões
Independentemente da técnica utilizada para congelar os embriões, a descongelação demora aproximadamente 20 minutos.

Quando podem ser utilizados os embriões congelados
Os embriões congelados podem ser utilizados em qualquer altura, e no caso do tratamento actual de fecundação não tenha dado origem a gravidez, a descongelação dos embriões pode ser programada imediatamente quando aparecer a próxima menstruação.

Quanto tempo o casal tem para utilizar os seus embriões congelados?
De acordo com a lei portuguesa, o casal pode manter os seus embriões congelados durante 3 anos e utiliza-los durante esse tempo para concretizar um projecto de parentalidade. No final desse período os embriões podem ser doados a outro casal doados para investigação ou destruídos.

Como são guardados os embriões?
Os embriões são guardados em palhetas (ver figura - goblet com várias palhetas coloridas
) e são mantidos em azoto líquido a uma temperatura de -196 ºC.

A congelação dos embriões baixa as taxas de gravidez?
A congelação não deverá afectar as taxas de gravidez, no entanto, devemos ter em conta que os embriões transferidos num ciclo a fresco são os melhores embriões que o casal tem e que portanto os embriões congelados representariam uma segunda escolha. Por essa razão a taxa de gravidez observada com os embriões congelados é ligeiramente inferior. 

Espero que este artigo vos tenha sido útil. Se tiverem dúvidas perguntem-me ou falem com o vosso médico! 

0 comentários :

Artigos mais lidos