domingo, 19 de abril de 2015

Grávida de 4 e aos 65 anos!

Não resisti... não gosto de julgar as atitudes das outras pessoas mas não resisti. Não resisti a vir comentar este caso de uma alemã de 65 anos (sim... sessenta e cinco anos) mãe de 13 crianças que após vários tratamentos de reprodução assistida engravidou de quadrigémeos !

Segundo esta mulher apenas decidiu engravidar porque a filha mais nova (9 anos) queria muito ter um mano! E após vários tratamentos com óvulos e sémen de dadores descobriu que estava grávida de 4 bebés!

Foto: A mulher, Annegret Raunigk com os 13 filhos e alguns netos num programa de televisão em 2005. Photograph: AFP/Getty Images.

Annegret Raunigk grávida de quadrigêmeos. Photograph: RTL/Pfeiffer

Questiono-me como foi possível que algum médico tenha sido capaz de realizar um tratamento de Reprodução Assistida a esta mulher?  Não só está a por em risco a vida dela como a dos bebés! Neste caso, de 4 bebés! As chances destes bebés nascerem antes do tempo e com baixo peso são elevadissimas!  Dado a idade avançada e o número de fetos, os riscos desta gravidez aumentam e esta mulher tem alta probabilidade de vir a sofrer de pré-eclampsia, diabetes, entre outras doenças. E os bebés por nascerem prematuros poderão vir a ter problemas de visão, audição e paralesia.

Os tratamentos foram realizados numa clinica na Ucrânia e parece que este caso está a deixar a Alemanha em choque ... não será só a Alemanha certamente!

Apesar de ser possível uma mulher engravidar em idades tardias (como é o caso) acho importante que exista um limite para a realização dos tratamentos. Não temos que explorar até à exaustão todas as possibilidades que a ciência nos permite!

#gravidez; #gravidez65anos, #quadrigemeos


0 comentários :

Artigos mais lidos