segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Quais os sintomas de gravidez após a transferência dos embriões?

No período que vai desde a transferência dos embriões até ao teste de gravidez (aproximadamente 14 dias) a mulher pode experimentar muitos sintomas… ou até nenhum! Esta é uma fase de muita ansiedade e o tempo parece andar mais devagar… a grande maioria das mulheres tenta procurar “sinais“ no corpo que lhes dêem indícios de que ocorreu implantação do embrião,  mas de facto só terá uma resposta definitiva no dia em que receber o resultado do teste de gravidez.

É importante referir que os sintomas de gestação após o tratamento de fecundação in vitro (FIV) são idênticos aos de uma gestação espontânea, no entanto, como no caso dos tratamentos de FIV, as mulheres necessitam tomar muitas hormonas, entre elas a progesterona, estas podem produzir efeitos secundários idênticos aos de uma gravidez, pelo que não se devem entusiasmar muito se tiverem esses sintomas.

Quais os sintomas mais comuns durante esta fase?
A grande maioria das mulheres refere cólicas menstruais, o peito e a barriga inchados, cansaço e por vezes, uma ligeira perda sanguínea entre o 7º e 9º dia após a extracção dos ovócitos (o pode ser um indicativo de que houve implantação do embrião). Além disso, muitas mulheres não apresentam qualquer hemorragia no dia do teste de gravidez. Como vos disse, estes sintomas são frequentes e não significam absolutamente nada… é necessário fazer o teste de gravidez!  

Quais os sintomas que podem indicar mau prognóstico?
Se a mulher tiver uma hemorragia muito grande, deve avisar imediatamente o seu médico para que este lhe indique o que fazer. Não é muito frequente ocorrerem grandes hemorragias nos dias imediatamente a seguir à transferência dos embriões e isto pode ser um indício de que os níveis progesterona no sangue estão baixos. Por outro lado, também podem ocorrer hemorragias (tipo menstruação) nos dias imediatamente antes da realização do teste de gravidez. Em ambas as situações o médico deve ser sempre avisado, e na grande maioria dos casos é indicada a realização do teste de gravidez em sangue (para descartar um possível aborto).


O meu conselho é que após a transferência dos embriões sigam as indicações do vosso médico assistente, tentem ocupar os vossos dias com actividades que não envolvam grandes esforços, leiam um bom livro, vão ao cinema, aproveitem para ir tomar café com as amigas, ir jantar fora com o marido, relaxar e … deixem a natureza fazer o seu trabalho! Como costumo dizer, cada caso é um caso e cada gravidez é única. 


Boa sorte!!!

0 comentários :

Artigos mais lidos