quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A doação de embriões

Em qualquer tratamento de fecundação in vitro, é feita a administração de hormonas na mulher de modo a estimular os ovários a produzirem vários ovócitos. Em média são obtidos entre 10 a 15 ovócitos que depois são fertilizados. O(s) embriões de melhor qualidade são transferidos para a cavidade uterina e os embriões excedentários de boa qualidade são congelados. Em geral, podemos dizer que em cerca de 50% dos ciclos de fecundação in vitro são congelados embriões. A grande vantagem da congelação desses embriões é que permite otimizar o tratamento de fecundação in vitro, pois caso a primeira transferência de embriões não dê origem a gravidez, o casal ainda tem embriões para transferir numa próxima tentativa, não necessitando a mulher de estimular novamente os seus ovários. Ou seja, a taxa de gravidez por tratamento aumenta muito com o simples facto de existirem embriões congelados.

Mas e o que acontece aos embriões congelados caso o casal consiga obter gravidez numa primeira transferência de embriões e caso não pretenda ter mais filhos ?

Segundo a lei portuguesa, existem 3 destinos possíveis para os embriões congelados:
1)  doação para outros casais inférteis
2 ) doação para investigação
3)  eliminação

Se quiserem consultar o consentimento informado sobre congelação de embriões façam-no aqui.

Antes de qualquer tratamento o casal deverá informar o centro de procriação medicamente assistida qual o destino quer dar aos seus embriões. E, no caso de mudar de opinião deverá informar o centro que pretende revogar o consentimento e deverá assinar um consentimento novo.

Penso que a doação de embriões a outros casais é algo muito pessoal e que cada casal deverá escolher esta opção apenas se sentir "confortável" com ela. No entanto achei importante vir aqui dizer-vos que infelizmente há muitos casais em lista de espera para receberem embriões doados pois são poucos os casais que aceitam doar os seus embriões.

Ao doar embriões estão a ajudar outros casais a realizarem o sonho de serem pais. Pensem nisto!


#doaçãoembriões, #congelaçãoembriões, #embriõescongelados

0 comentários :

Artigos mais lidos