sexta-feira, 7 de março de 2014

Um desabafo...

Hoje fiquei triste. Fiquei triste porque uma grande amiga minha acabou de abortar. Tinha sido o seu segundo tratamento de fecundação in vitro, após 5 anos de tentativas para engravidar.

Estava tão contente com este resultado positivo. Na ecografia já se tinha visto um saquinho com o seu embrião e inclusive um esboço de batimentos cardíacos. Mas infelizmente o embrião não avançou. Hoje telefonou-me lavada em lágrimas a dizer que tinha perdido o embrião. Que durante a noite tinha perdido imensa quantidade de sangue e hoje de manhã ao fazer uma ecografia de urgência o médico lhe comentou que já não tinha saco embrionário... Fiquei triste, fiquei também eu angustiada. De facto nesta profissão recebemos inúmeras alegrias mas por vezes também algumas más notícias. Já lhe disse para ter calma, que pode ser uma questão de tentativas. Que ainda tem alguns embriões congelados... mas entendo, o enorme sacrifício psicológico e financeiro que é passar outra vez por um novo tratamento.

Revolta-me que o Estado e a nossa sociedade que se mostram tão preocupados com o decréscimo da taxa de natalidade destes últimos anos ainda não tenha pensado em nada para ajudar os inúmeros casais que pretendem ter filhos. Revolta-me que não exista ainda nenhum plano de salvação para a família. O nosso país está a envelhecer a olhos vistos, e ainda não vimos medidas eficazes para tentar equilibrar este envelhecimento. É uma pena.

Desde este meu cantinho envio-te um enorme beijo cheio de amizade! Desejo-vos calma e muita força para rapidamente superarem este momento.


0 comentários :

Artigos mais lidos