segunda-feira, 27 de abril de 2015

Falando sobre engravidar ...

Tento não falar de trabalho quando estou com amigos mas nem sempre é fácil. Não é fácil porque de facto adoro o que faço mas também porque as pessoas têm curiosidade por este assunto tão especial que é o da origem da vida. Quando conheço alguém e me perguntam sobre o meu trabalho a conversa anima-se e de repente me vejo a falar sobre os tratamentos de fertilidade e quais as razões pelas quais hoje em dia parece ser mais difícil ter filhos. Há sempre alguém que está nesta situação ou que tem um amigo que está a passar pelos mesmos problemas.





Com alguma frequência verifico que apesar das pessoas cada vez mais consultarem a internet sobre o tema da infertilidade, poucas vezes tomam a iniciativa de consultarem um médico especialista no assunto. Mas é importante que o façam! E por isso quero mais uma vez transmitir a mensagem: para nós mulheres o alarme do relógio "salta" mais cedo e se esperamos muito, por vezes o caminho para a maternidade pode ser mais complicado. Se uma mulher já ultrapassou os 35 anos e está a tentar engravidar não espere mais do que 12 meses para consultar um especialista! A função reprodutiva vai diminuindo e sem dúvida será necessário fazer um check-up completo do casal!

A espécie humana é das que tem taxas de reprodução mais baixas. A probabilidade de uma mulher engravidar em cada ciclo menstrual é apenas de 20 a 25%!!!  Após um ano de tentativas esta taxa sobe para 80% e só ao final de 2 anos 90% dos casais deverá ter conseguido engravidar. Mas atenção que a idade da mulher é um dos principais fatores limitantes.

A fertilidade pode ser influenciada por múltiplos factores:
- Idade da mulher (principalmente depois dos 35 anos)
- Frequência das relações sexuais
- Consumo de tabaco, álcool ou drogas ilícitas
- Alimentação e estilo de vida
- Medicação
- Peso

Estejam atentos e não deixem o tempo passar… consultem um especialista!
Boa sorte!

#gravidez, #infertilidade,#fertilidade