segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

2014: Estabilização da taxa de natalidade em Portugal?

Aparentemente a taxa de natalidade em Portugal estabilizou em 2014. Apesar destes dados serem animadores, pois nos últimos anos a taxa de natalidade esteve sempre a decrescer, ainda é cedo para pensarmos numa inflexão desta taxa e que o número de recém nascidos por ano vai começar a aumentar.

Continuamos a necessitar de medidas para incentivar a natalidade e apoiar as famílias pois Portugal continua a fazer parte dos países da Europa com as taxas de natalidade mais baixas.


Li um artigo no jornal o Público que refere que em 2014 nasceram apenas menos 58 bebés que igual período em 2013. Porquê?  Será que os casais já se habituaram às medidas políticas de austeridade e resolveram não adiar mais a natalidade? O que é certo é que a idade média em que a mulher portuguesa tem o seu primeiro filho está cada vez mais perto de ultrapassar os 30 anos e isso pode ser um problema caso deseje ter mais filhos. Essa é uma das causas que faz com que a taxa fecundidade das mulheres portuguesas seja muito baixa (1,2).

Para lerem mais sobre este tema dêem uma espreitadela no artigo do Público.

Tenham uma boa semana!

0 comentários :

Artigos mais lidos