quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Mês da prevenção do cancro da mama

O mês de outubro é o mês da prevenção do cancro da mama. Este tipo de cancro é o mais comum (sem contar com o cancro de pele) na mulher e é também a segunda causa de morte na mulher. Sabe-se atualmente que 1 em cada 10 mulheres vai sofrer de cancro da mama antes dos 80 anos.

Não são conhecidas as causas específicas que conduzem a este tipo de cancro, no entanto sabe-se que existem alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de uma mulher vir a sofrer este tipo de doença. A liga portuguesa contra o cancro alerta para os seguintes fatores de risco:

- Idade (a partir dos 60 anos a probabilidade aumenta);
- Mulheres que já tiveram cancro numa mama apresentam maior risco de vir a tê-lo na outra mama;
- Existência de familiares com cancro da mama (a pesar de que apenas 5 a 10% dos cancros da mama são hereditários, a presença de familiares com este tipo de doença aumenta o risco);
- Primeira gravidez depois dos 31 anos;
- Mulheres com puberdade precoce, menopausa tardia (depois dos 55 anos) e que nunca tiveram filhos apresentam um risco maior;
- Mulheres caucasianas (raça branca) apresentam maior risco do que as mulheres asiáticas, negras ou latinas;
Mulheres sedentárias;
- Mulheres obesas;
- Mulheres que realizaram terapêutica hormonal para a menopausa durante um período prolongado (mais do que 5 anos);


DETEÇÃO

É importante que informe o seu médico caso pense que apresenta factores de risco para o aparecimento desta doença. Pergunte-lhe como deve fazer um auto-exame e qual a frequência com que deve fazer os exames diagnósticos.

Para mais informações consulte o seu médico e veja os sites da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Associação Laço.



0 comentários :

Artigos mais lidos