segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dicas para o primeiro dia de escola !

O dia D finalmente chegou. O M foi para a escola ! E adivinhem... correu bem! Posso até dizer (espero não me vir a arrepender) que correu muito bem! Nestes últimos dias tenho estado atarefada com os preparativos para a adaptação e início da escola do M. A nova escola é muito maior, tem meninos até aos 17 anos e ele que até aqui estava habituado a uma escola familiar passou agora para uma escola de 1040 alunos e ele é dos mais pequenos! Mas não foi só a adaptação à escola. Ele agora tem que ir de carrinha e tem que ser mais independente ... Como mãe, confesso que todas estas coisas me estavam a preocupar.  Os nossos filhos sempre serão pequeninos aos nossos olhos e eu estava com muito receio (agora posso confessar) que o meu M. tivesse alguma dificuldade. Mas foi uma surpresa enorme! Ele adorou o novo espaço, a sala de aula, o recreio e até parece não se ter importado muito nem com a comida nem com a sesta! Toda esta situação me fez pensar que muitas vezes os problemas somos nós que os criamos. Temos que "soltar" mais os nossos filhos e deixa-los provar que já são capazes. Isso torna-os pessoas mais confiantes e independentes!

Fonte: creative commons

Para aqueles pais que estão agora a fazer a adaptação dos filhos na escola, deixo-vos aqui alguns conselhos, que para mim foram muito úteis!

1) Tenham calma. Nada de correrias e pressas! 
É essencial acordarem com tempo para se vestirem e vestirem o vosso filho, para tomarem juntos o pequeno almoço e para recapitularem o que se vai passar durante o dia. No primeiro dia de escola devem pôr o despertador pelo menos meia hora mais cedo... vão ver que vai valer a pena!
2) Preparem juntos a mochila.
Em geral não é aconselhável levarem brinquedos para a escola, mas dado que é o primeiro dia, podem sempre deixa-los colocar um brinquedo pequeno na mochila para eventuais emergências.
Preparem o lanche e expliquem-lhes o que vão poder comer na hora do recreio junto dos novos amiguinhos.
3) Cheguem à escola com tempo. Expliquem-lhes onde é a sala de aula, e se possível ensinem-lhes também os outros espaços da escola (casas de banho, recreio, sala de dormir, refeitório).
4) Na hora da despedida tentem ser firmes mas carinhosos. Expliquem que o pai ou a mãe voltará mais tarde para os vir buscar. Não fiquem a olhar para ver se a criança ficou bem. Se o vosso filho ficou a chorar lembrem-se que em poucos minutos ele estará mais calmo. Não voltem para trás!  As professoras são profissionais experientes que sabem muito bem lidar com este tipo de situações... nós pais é que não!
5) Sejam pontuais na hora de irem buscar os vossos filhos. Isso dar-lhes-á segurança.
6) Respeitem os horários de descanso dos vossos filhos. Nestes períodos eles necessitam muito de descansar!
7) Transmitam-lhes ideias positivas sobre a escola! Digam-lhes que é um local para brincar e para aprender, e sobretudo um local onde se vão divertir!

Desejo-vos muita sorte!


0 comentários :

Artigos mais lidos