quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como tornar a sua semana mais produtiva?

Li outro dia um artigo que falava em como tornar a semana mais produtiva, e de facto nunca tinha pensado que a resposta a esta pergunta era simplesmente: aproveitar ao máximo o fim-de-semana! Segundo Laura Vanderkam, autora do livro "What the Most Successful People Do on the Weekend”, aparentemente, os profissionais bem sucedidos têm alguns truques para sobreviver a uma semana de trabalho activa. Fiquei muito curiosa e como gostei das sugestões quis vir partilhar convosco algumas dicas!

A ideia é que o fim-de-semana deva ser aproveitado da melhor forma. Devemos saber controlar bem o nosso tempo, planear algumas actividades, ser selectivos e fazermos aquilo de que mais gostamos! O fim de semana deve servir para recarregar baterias e conseguirmos reunir força física e mental para enfrentar uma semana de trabalho.

Dicas para o fim-de-semana que ajudam a melhorar a produtividade durante a semana:

Decida o que quer fazer

É importante planear algumas actividades para o fim de semana como por exemplo ler um livro. Marque compromissos consigo mesmo, por exemplo: “às 14:00 vou ler um livro” e cumpra-os! Não se sente no sofá a ver televisão só porque não sabe o que fazer, as horas vão passando e quando der por si já as horas passaram e já é altura retomar o trabalho. Se optar por ficar a ver televisão faça-o de forma consciente. Segundo a autora não se trata de planear o seu fim-de-semana ao minuto, o ideal será agendar 3 actividades de 3 horas cada, e o restante tempo será para actividades que vão surgindo.

FOTO: STANJOURDAN/FLICKR/CREATIVE COMMONS

Arranje tempo para estar com a sua família e amigos

Isto é especialmente importante para aqueles que não têm muita disponibilidade ao longo da semana. Brinque com os seus filhos, façam actividades em conjunto Estabeleçam rotinas, como por exemplo, fazerem panquecas juntos, ir ao cinema. Estas rotinas passarão a fazer parte da tradição familiar do fim-de-semana e serão mais tarde recordadas como um momento de felicidade que serve para  fortalecer os vossos laços familiares. Marque encontro com os seus amigos e aproveite para levar as crianças também. É importante cuidar os nossos amigos que por vezes ficam abandonados ao longo da semana de trabalho. 

Fonte: creative commons

Pratique exercício físico

O exercício é fundamental para “limpar” a mente. Enquanto exercitamos o corpo, a mente estará mais livre e descansada e com maior capacidade para procurar soluções para os problemas do quotidiano. Além disso o exercício físico é fundamental para a saúde portanto toca a mexer!


Fonte: creative commons

Faça o que lhe dá prazer

Quais são os seus hobbies? Pintar? Cozinhar? Ler? Aproveite o fim de semana para dedicar tempo às vossas actividades favoritas! 
Fonte: creative commons

Faça uma escapadinha

Saia de casa, vá passear, namorar, ver outras paisagens, respirar ar puro, ou quem sabe ver outras culturas. Aproveite para viajar! Dois dias fora de casa podem parecer eternos e no final fica com a sensação de ter estado muito tempo ausente!
Fonte: creative commons

Desligue do trabalho

Evite ver o e-mail do trabalho. Pelo menos tente não o fazer durante umas horas no fim-de-semana e se possível apague também o telemóvel da empresa! É importante desconectar nem que seja por umas horas das vossas responsabilidades profissionais!

Fonte: creative commons


Não faça nada

É importante também arranjar tempo para não fazer nada. Simplesmente relaxar e descontrair.

Fonte: creative commons

Medite

Meditar não é o mesmo que não fazer nada. Sente-se, esteja numa posição confortável e não pense em nada. Esvazie a mente. Concentre-se na sua respiração.Tente fazê-lo durante pelo menos 5 minutos por dia (inclusive durante a semana). Dizem que é óptimo!  

Fonte: creative commons

Evite tarefas domésticas

São os seus dois dias livres. Evite ter que realizar tarefas domésticas Quando realizamos tarefas domésticas ao fim-de-semana acabamos por lhes dedicar mais tempo do que o desejado pois temos mais disponibilidade. Programe 1 hora por semana para essas tarefas. Ao sábado e domingo descanse! 

Fonte: creative commons

Tenha um programa para domingo à noite

Muitas pessoas começam a ficar stressadas no domingo à noite devido à aproximação da semana de trabalho. Mesmo para aquelas pessoas que gostam do que fazem, o ideal será arranjar um programa para o final do dia. Se o fizer, parecerá que o fim-de-semana não acabou e ficará mais feliz! Telefone a um amigo, combine uma ida ao cinema.

Fonte: creative commons


Ainda faltam um dias para o fim-de-semana e por isso ainda têm tempo para seguir estes conselhos! Eu vou experimentar! Depois venho contar!
Bjs


0 comentários :

Artigos mais lidos