segunda-feira, 12 de maio de 2014

Brincadeiras banais

Tenho a sensação que os jogos a que eu brincava estão a desaparecer. Os meus brinquedos tão simples foram substituídos por pequenos computadores, jogos nos telemóveis, brinquedos com pilhas, cheios de luzes e aqueles jogos de que tanto gostava não parecem agradar aos mais novos... ou simplesmente será que não os conhecem? Será que as crianças de hoje sabem o que é um pião? E um berlinde?


Fonte: creative commons

E saberão saltar à corda? 

Fonte: creative commons

Terão ouvido falar no jogo da macaca?


Fonte:creative commons

Posso estar a exagerar mas acho que hoje em dia acabamos por deixar os nossos filhos muito tempo "colados" à televisão. Esta geração que está a crescer com os computadores, tablets e telemóveis, acaba por ter pouco tempo para socializar. Nós pais, por comodismo e porque chegamos cansados a casa depois do trabalho também aproveitamos a "ajuda" que estes aparelhos electrónicos nos dão e acabamos por não passar mais tempo com os nossos filhos. Refiro-me a tempo de qualidade em que realmente estamos a fazer actividades em conjunto. Não é o mesmo que estarmos todos sentados a ver televisão.

Este fim de semana fiz a experiência. Desliguei a televisão, fiz um reset no telemóvel e apaguei todas as aplicações que tinha. Tenho-vos a dizer que foi uma óptima experiência e os meus filhos simplesmente adoraram! Estivemos a jogar à macaca, às escondidas e ao jogo da cadeira. No baú das brincadeira encontrei um pião e um io-io e até eu tive dificuldade em apanhar o truque para o fazer passar por cima da minha mão enquanto este rodava, falta de prática! Depois para descansar um pouco utilizámos plasticinas, jogamos ao dominó e fizemos contruções com legos. Juntos criamos uma garagem para carros com uma simples caixa de cartão. Foi fantástico! 

Fonte:creative commons
É claro que fiquei mais cansada, mas no final compensou... no domingo depois de jantar perguntaram-me quando voltaríamos a repetir este programa tão divertido! 

Animo-vos a fazerem o mesmo! Quem sabe já no próximo fim-de-semana! :)




0 comentários :

Artigos mais lidos