quarta-feira, 9 de abril de 2014

A importância dos animais de estimação

Muitas famílias se recusam a ter um animal de estimação pelo trabalho que estes possam vir a dar e pela alteração no quotidiano familiar que isso possa representar. Com a chegada de um animal surgem algumas tarefas novas e dependendo de que tipo de animal (cão, gato, canário, coelho, etc..) os cuidados adicionais podem ser maiores ou menores. Ao adquirir um animal, é sobretudo importante ter em conta as medidas de higiene e alimentação do novo amigo como também averiguarem qual a frequência de visitas ao veterinário, o número de vacinas e medicação que estes animais possam vir a necessitar que supõem um gasto económico adicional. Mas nem tudo são aspectos negativos. Vários especialistas em psicologia apontam os inúmeros benefícios que a chegada de um animal de estimação pode trazer para as crianças e que superam sem dúvida o trabalho que estes nos dão.

A interacção com animais de estimação, não só pode trazer benefícios paras as crianças como também para os adultos e em especial idosos e pessoas descapacitadas. Os benefícios destes novos amigos são inúmeros: ajudam a melhorar a auto-estima, na melhoria do estado de ânimo, ajudam a reduzir o stress e a criar uma noção de responsabilidade nas crianças.

A maioria dos especialistas indicam os 3 anos como a idade ideal partir da qual uma criança pode ter um animal de estimação. Nesta altura a criança já adquiriu uma certa autonomia e será capaz de entender certas regras necessárias para respeitar os animais (não puxar o rabo aos cães, etc…).

Um estudo publicado pela Universidade de Melbourn onde foi feita uma revisão de vários estudos publicados, veio concluir que as crianças sem antecedentes de familiares com alergias, e que estiveram em contacto com animais de estimação tiveram menores riscos de desenvolver doenças pulmonares e alérgicas dado que já tinham defesas contra os agentes infecciosos.

Caso ainda não estejam convencidos de partilhar a vossa vida com um animal de estimação, deixo-vos umas fotos muito ternurentas!

Momentos de partilha...

Um companheiro com quem dormir...


Um companheiro com quem brincar....


Foto:  Molly Wald, Best Friends Animal Society

Um companheiro para proteger e cuidar! 



#animais, #animaisestimação, #criancasanimaisestimacao, #pets

0 comentários :

Artigos mais lidos