quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vamos lá deixar de fumar!!!

Todos nós sabemos que fumar faz mal e são inúmeras as evidências científicas que o comprovam. Sabe-se hoje em dia que o tabaco está associado ao cancro dos pulmões, laringe, problemas respiratórios, complicações cardiovasculares, fertilidade, etc...

Durante a gravidez o tabaco pode provocar malformações no feto, além disso, há estudos que afirmam que fumar mais de 10 cigarros durante a gravidez também pode por em causa a fertilidade do bebé, no caso dos rapazes pode diminuir em 20 a 40% a concentração de espermatozóides e no caso das meninas diminuir a quantidade de óvulos.

No caso das senhoras fumadoras que se encontram a realizar tratamentos de reprodução, foi observado que os resultados clínicos (taxa de gravidez e taxa de aborto) quando comparados com senhoras não fumadoras são piores. O que na realidade acontece é que o envelhecimento dos ovários é acelerado o que leva a uma menor produção de óvulos e a qualidade dos mesmos decresce.  

Se continua a fumar pense seriamente na sua saúde… se está grávida ou deseja vir a ser mãe, pense também na saúde do seu futuro bebé!

Por último, pense em todo o dinheiro que iria poupar se deixasse de fumar, nas coisas que poderia fazer com ele!

Força! Faça-o por si!

Bibliografia consultada:
Sérgio R Soares and Marco Melo (2008) Cigarette smoking and IVF Expert Review of Obstetrics & Gynecology 3:4, 555-563

#tabaco, #infertilidade

0 comentários :

Artigos mais lidos