terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Estilo de vida e fertilidade…

Como podem observar continuo preocupada com os vossos hábitos de vida. É importante quando tomamos a decisão de querer ser pais termos especial cuidado com o nosso estilo de vida e tentarmos levar uma vida o mais saudável possível. De facto a alteração dos nossos hábitos diários só depende de nós e da nossa força de vontade e com eles podemos influenciar a nossa saúde, o nosso bem-estar incluindo a nossa fertilidade.

Alguns factores como a idade em que o casal (sobretudo a mulher) pretende iniciar família, a alimentação, consumo de álcool e drogas, o tabaco o peso, o exercício físico, o stress psicológico, o ambiente onde o indivíduo trabalha e onde vive entre outros factores podem ter uma grande influência na fertilidade. 

Uma alimentação saudável e variada é um dos segredos para manter um bom estado de saúde. Contudo há certas vitaminas e grupos de alimentos que podem ter uma influência maior na saúde reprodutiva.

A dieta rica em hidratos de carbono, fibra, licopeno (tomate), fruta e vegetais podem melhorar a qualidade do sémen e aumentar a probabilidade de ocorrer um ciclo com ovulação na mulher. Verificou-se também que um consumo reduzido de proteínas e gorduras seria benéfico para a fertilidade.

Já vos falei que o controlo do peso é muito importante pois se estiver fora dos parâmetros normais pode significar um risco acrescido para predisposição de doenças cardiovasculares, diabetes e infertilidade. O IMC (índice de massa corporal) é uma medida que nos permite avaliar se o nosso peso é o correcto (tem em consideração a altura, sexo e peso do indivíduo) . Para que os valores sejam normais devem estar no intervalo de 18,5 e 25 Kg/m2.

Verificou-se que os homens que praticavam exercício físico (pelo menos 1 hora, 3 vezes por semana) tinham melhores parâmetros seminais (concentração mais elevada de espermatozóides, maior mobilidade e melhor morfologia) do que os homens que faziam actividade física intensa!

Resumindo:
Façam uma dieta variada e equilibrada, não abusem da carne e gordura. Pratiquem exercício físico mas não em excesso… e divirtam-se! Eliminem o stress! Peçam conselhos ao vosso médico!!!

Deixo-vos o link  do artigo estilos de vida que utilizei como bibliografia para o caso de quererem aprofundar os vossos conhecimentos.

 Boas leituras!

0 comentários :

Artigos mais lidos