segunda-feira, 27 de abril de 2015

Falando sobre engravidar ...

Tento não falar de trabalho quando estou com amigos mas nem sempre é fácil. Não é fácil porque de facto adoro o que faço mas também porque as pessoas têm curiosidade por este assunto tão especial que é o da origem da vida. Quando conheço alguém e me perguntam sobre o meu trabalho a conversa anima-se e de repente me vejo a falar sobre os tratamentos de fertilidade e quais as razões pelas quais hoje em dia parece ser mais difícil ter filhos. Há sempre alguém que está nesta situação ou que tem um amigo que está a passar pelos mesmos problemas.





Com alguma frequência verifico que apesar das pessoas cada vez mais consultarem a internet sobre o tema da infertilidade, poucas vezes tomam a iniciativa de consultarem um médico especialista no assunto. Mas é importante que o façam! E por isso quero mais uma vez transmitir a mensagem: para nós mulheres o alarme do relógio "salta" mais cedo e se esperamos muito, por vezes o caminho para a maternidade pode ser mais complicado. Se uma mulher já ultrapassou os 35 anos e está a tentar engravidar não espere mais do que 12 meses para consultar um especialista! A função reprodutiva vai diminuindo e sem dúvida será necessário fazer um check-up completo do casal!

A espécie humana é das que tem taxas de reprodução mais baixas. A probabilidade de uma mulher engravidar em cada ciclo menstrual é apenas de 20 a 25%!!!  Após um ano de tentativas esta taxa sobe para 80% e só ao final de 2 anos 90% dos casais deverá ter conseguido engravidar. Mas atenção que a idade da mulher é um dos principais fatores limitantes.

A fertilidade pode ser influenciada por múltiplos factores:
- Idade da mulher (principalmente depois dos 35 anos)
- Frequência das relações sexuais
- Consumo de tabaco, álcool ou drogas ilícitas
- Alimentação e estilo de vida
- Medicação
- Peso

Estejam atentos e não deixem o tempo passar… consultem um especialista!
Boa sorte!

#gravidez, #infertilidade,#fertilidade

26 comentários :

  1. Boa tarde.
    Conheci o seu blog hoje. Antes de mais, obrigada por partilhar estes assuntos.
    Fiquei com vontade de lhe colocar algumas questões, uma vez que terá informações devido ao seu trabalho.
    Tenho 39 anos (quase 40), estou a ser seguida na IVI. Já fiz uma inseminação e uma FIV, ambas sem sucesso.
    Na ultima FIV tive 3 embriões, 2 classificados como B e transferidos e um blastocisto (que se encontra congelado).
    A minha reserva ovariana é de 1,25ng/mL.
    Será que os meus óvulos/embriões não são de boa qualidade?
    Será possível fazer este estudo?
    Infelizmente devido à minha idade, não terei muito mais tempo para tentivas.
    Obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Zaida pelo seu comentário. A idade tem de facto um grande impacto na reserva ovárica da mulher e também na qualidade dos ovócitos. Com o avançar do tempo os nossos ovócitos são cada vez menos e vão também perdendo qualidade. Em laboratório é frequente observármos embriões com algumas alterações morfológicas (fragmentação, rápido desenvolvimento embrionário, etc). Pelo que me conta, o rendimento do seu ciclo até terá sido bom, isto é, de 3 embriões obtidos, transferiu dois de qualidade B (boa qualidade) e ainda congelou um blastocisto. Não são muitos embriões mas pelos vistos os três estavam bem. Não desanime! Ainda tem um blastocisto congelado, e como sabe as taxas de gravidez dos blastocistos em geral são mais altas. Depois de fazer a transferência venha dar notícias! Um beijinho e boa sorte!

      Eliminar
  2. Obrigado pela mensagem.
    Sim, quando me deram o resultado dos embriões... 2 embriões B e um blastocisto fiquei contente.
    Mas sinceramente não consigo entender como sendo 2 embriões B nenhum deles implantou......
    Beijinho e muito obrigado pelo apoio.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Dra.
    Fiz a transferência do meu blastocisto a semana passada. Ainda não tenho novidades sobre o resultado.
    O meu endometrio no dia da transferência estava apenas com 7,5mmm.
    Que possibilidades vê com este endometrio?
    Estou a colocar pensos adesivos dermestil, progefikk 4 comprimidos por dia.
    Além disso e, por iniciativa minha, estou a comer 2 fatias de ananas por dia e 2 gelatinas, e vitamina E (200 IU).
    Obrigada pela ajuda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Zaida,
      A espessura do endométrio é de facto um fator importante a ter em conta no momento de programar uma transferência de embriões. Há estudos que descrevem uma diminuição substancial nas taxas de gravidez nos casos em que o endométrio das senhoras tinha uma espessura inferior a 7 mm no dia do Pregnyl (hCG), o que não é o seu caso. Quero também dizer-lhe que em algumas mulheres, o endométrio não cresce muito para além dos 7 mm e não quer isso dizer que não engravidem. Confie no seu médico. Se ele achou que estavam reunidas as condições necessária para programar a transferência do embrião é porque o seu endométrio estaria com a espessura adequada.
      Relativamente à alimentação que está a fazer (por iniciativa própria), acho que o ideal é sempre comentar com o médico. Siga as instruções médicas.
      Boa sorte! Não se esqueça de dar notícias! Beijinhos, Sofia

      Eliminar
  4. Boa tarde Dra. Sofia.
    Obrigada pelo apoio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Dra. Sofia.
    No dia 21/12 fiz o beta e deu 578. Na clinica onde sou seguida só me fazem eco passados muitos dias. A minha ansiedade era tanto que voltei a repetir dia 23/12 e deu 1575. É bom, certo?
    Acontece que ainda não fiz nenhuma ecografia e não voltei a fazer o beta (porque pelo particular fica muito caro).
    Acha que este valor 1575 é bom? Há posibilidades de ser ectópica ou bioquimica com este valor?
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Zaida, o valor parece-me bastante bom, mas atenção, eu não sou médica, sou embriologista. Agora só lhe resta mesmo esperar para fazer a ecografia. Tente relaxar. Muitas vezes os médicos esperam uns dias para fazer ecografia para ver se já observam o batimento cardíaco do embrião. Deve ser o caso. Um beijinho e um bom ano! Depois dê notícias! Sofia

      Eliminar
  6. Bom dia.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Já fiz a 1º ecografia (5 semanas e 3 dias). VIu-se o saco gestacional, mas infelizmente não se viu a vesicula vitelina :( Agora aguardo nova ecografia daqui a 10 dias.
    Obrigada pela ajuda.
    Um bom ano para si.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Zaida, vamos aguardar pela próxima eco. Que corra tudo bem! Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
  7. Bom dia Dra. Sofia.
    Ainda não repeti a eco. E estou a morrer de ansiedade. Esta espera mata-nos.
    O meu saco gestacional na última eco não era redondo, nem nada que se parecesse. Tenho procurado na net informações sobre isto, e parece-me que o normal é ser redondo ou mais ou menos redondo.
    Acha que a forma de um cigarro deitado (comprido e estreito) pode não ser mesmo normal?
    Obrigada e desculpe, mais uma vez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Zaida,
    Peço desculpa não consegui responder logo à sua mensagem. O saco gestacional normalmente é redondo ou oval. Aguarde pela próxima consulta para ver o que o médico lhe diz. Um beijinho e boa sorte! Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Dra. Sofia. Infelizmente estou com uma gravidez não evolutiva.
      Obrigada. beijinhos

      Eliminar
  9. Bom dia Zaida, lamento imenso. É uma situação muito dura mas não desanime. Um beijinho, Sofia

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Dra. Sofia, mas não é simples. Não sabemos quando e se, algum dia vamos voltar a engravidar.... A idade foge (40) e a doação não é solução.
    Obrigada pela ajuda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Dra. Tudo bem?
    Cá estou eu novamente a pedir ajuda.
    Recordo que na minha primeira FIV, consegui 3 embriões (2 foram transferidos ao terceiro dia) mas não implantaram. O terceiro foi congelado e transferido posteriormente como blastocisto e originou aborto retido. (janeiro 2016).

    Em Maio fiz uma nova FIV, a punção foi há 3 dias, de onde me tiraram 10 ovócitos que geraram 7 embriões. Hoje é o terceiro dia e já me informaram que apenas 2 embriões estão bons. (A e B). Os outros têm % fragmentação altas. Como o meu endómetrio não estava receptivo neste ciclo, estes 2 embriões vão ser congelados e a transferência irá ocorrer no próximo ciclo.

    Isto aparenta ser um mau cenário? Se em 7, apenas 2 'sobreviveram', isto aponta uma má qualidade, certo? Parece que estou a ver o mesmo filme..... Eu sei que basta ter um, mas o cenário da qualidade aparenta-se tão mau...........:(

    E acha que estes 2 devia esperar pelo 5º dia para congelar?

    Obrigada pela ajuda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Zaida, é normal que esteja desanimada e a pensar que este tratamento é uma repetição do anterior. Mas não é necessariamente assim! De 7 embriões tem 2 que são e boa qualidade e pelo que li nas mensagens anteriores que me mandou, desta vez até tem um embrião de qualidade A! Da outra vez transferiu 2 de qualidade B ao terceiro dia e não engravidou. Vamos aguardar pela transferência embrionária, não desanime! O que aconteceu com os outros 5? Vão ficar ainda em laboratório em observação ou já não são viáveis?
      Fico à espera de notícias suas,

      Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
  12. Bom dia Dra. Sofia.
    Obrigada por estar sempre aí.
    Disseram-me que os outros 5 estavam muito fragmentados (penso que já não viáveis) e apenas 1 (D) ia ficar em observação.
    O receio é muito elevado, até porque o meu endometrio também não é famoso. Não costuma ir além dos 7,5mm. Mas este mês até tinha pela 1ª vez 8,5mm. No entanto, o Dr achou que não estava com bom aspeto e por isso a transferência foi adiada. E penso que não há nada que possa ajudar a tornar o endometrio trifásico e com bom aspeto.
    Obrigada pela sua ajuda, mais uma vez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zaida, vamos ver se evolui este último embrião. Quanto ao endométrio só mesmo o médico para avaliar qual o melhor momento para fazer a transferência embrionária. Se ele não estava convencido então foi mesmo preferível congelar os embriões. Mas não se preocupe, este procedimento é frequente. Um beijinho,
      Sofia

      Eliminar
  13. Olá.
    Sim, claro. Não valia a pena fazer a transferência se o endométrio não estava recetivo.
    Hoje liguei para a clinica para saber novidades do último embrião (D). É o 5º dia e está tudo na mesma, não evoluiu. Vai ficar em observação mais 24h mas o mais provavel é mesmo não evoluir.
    Um beijinho grande pela sua sempre ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que agradecer! Desejo muita sorte para a transferência dos dois embriões que foram congelados! Bjs e um bom fim-de-semana, Sofia

      Eliminar
  14. Boa tarde Dra. Sofia.
    Fiz a transferência dos meus unicos 2 embriões A e B e infelizmente nenhum deles implantou.
    Penso que esteja na hora de desistir... vou fazer 41 anos e já não sei o que tentar.
    Obrigada pela sua ajuda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Zaida, como está? Acredito que mais um resultado negativo não seja fácil. Já conversou com o seu médico? É muito importante falar com o médico no final de cada tratamento para fazer um balanço da situação e ver as possíveis alternativas ao tratamento. Caso não o tenha feito aconselho vivamente! Um beijinho e força! Sofia

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Dra. Sofia. Sim já falei com o médico e continua tudo na mesma. O médico diz que a repetir outro tratamento , seria tudo da mesma forma. Mas estamos cansados e ja nao temos como investir financeiramente :(
    Obrigada por tudo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho grande, e muita força para os dois para ultrapassar este momento.
      Sofia

      Eliminar

Artigos mais lidos