terça-feira, 8 de julho de 2014

Alguns factos sobre o dia da transferência dos embriões

Os embriões resultantes de um tratamento de fecundação in vitro vão ficar em laboratório durante alguns dias até serem transferidos para a cavidade uterina. Como já referi anteriormente, o número de dias em que esses embriões ficam em laboratório pode ser muito variável. No final, depois de estarem selecionados aqueles que vão ser transferidos para a mulher esta é convocada para ir ao centro de procriação medicamente assistida para que os embriões sejam colocados no seu útero.

Quando finalmente chega o tão esperado dia em que vão ser transferidos os embriões para a cavidade uterina, as senhoras chegam à clinica um pouco nervosas. Deixo-vos umas dicas para esse dia e para desmistificar os medos e receios que possam existir! Espero que vos sejam úteis.

A transferência dos embriões

Como se faz?
A transferência dos embriões para a cavidade uterina faz-se mediante a ajuda de um catéter que é inserido por via vaginal. É um processo geralmente indolor e não necessita de sedação. Dependendo do posicionamento do útero, pode ser vantajoso ou não, a mulher ter a bexiga cheia para ajudar a visualização da cavidade uterina e a entrada do catéter na mesma.
Fig.- nesta figura podem ver qual os aspecto do catéter onde são colocados os embriões (parte inferior esquerda). No centro encontra-se o esquema de como é inserido o catéter na cavidade uterina e uma imagem ecográfica do útero na parte superior esquerda. Na àrea inferior direita da fotografia está representada a saída dos embriões do catéter.
Fonte: creative commons

Quanto tempo demora?
O processo em sim pode demorar aproximadamente 15 minutos. Alguns centros aconselham a mulher a fazer algum repouso depois do procedimento pelo que será o ideal perguntar ao centro onde está a fazer o tratamento quanto tempo vai ter que lá ficar a repousar no final.

A mulher pode viajar depois?
Pode viajar sem qualquer problema. Deve no entanto evitar carregar as malas. O ideal nessas situações é pedir a alguém que a ajude.

Conselhos para o dia da transferência dos embriões:
- Tentem ter um dia tranquilo, sem grandes correrias;
- Nesse dia devem chegar com tempo ao centro onde vão fazer o procedimento;
- Peçam ao marido para vos acompanhar, ou no caso dele não poder estar presente convidem um familiar familiar ou amigo.
- Antes da transferência peçam ao médico para vos explicar todos os detalhes do tratamento. Perguntem-lhe quantos embriões ele vos aconselha a transferir (devem sempre evitar transferir 3 embriões pois os riscos de gravidez múltipla podem ser elevados!)
- Quando forem para casa descansem. Mimem-se. Nesse dia o jantar e a arrumação da cozinha fica por conta do marido!
Para mais detalhes vejam o que fazer depois da transferencia dos embriões.


0 comentários :

Artigos mais lidos