quinta-feira, 3 de abril de 2014

A eclosão assistida: melhora a implantação dos embriões?

Os embriões humanos encontram-se protegidos por uma membrana de glicoproteínas, designada por zona pelúcida. Ao longo do desenvolvimento embrionário, a espessura da zona pelúcida vai ficando cada vez mais fina e para que ocorra a implantação dos embriões no útero materno eles devem ser capazes de romper essa membrana.

Quando um casal recorre a um tratamento de fecundação in vitro, por vezes, pode estar indicado realizar um pequeno orifício na zona pelúcida dos embriões que vão ser transferidos para a cavidade uterina para facilitar a implantação. Esta técnica designada por eclosão assistida, é realizada minutos antes da transferência dos embriões para a cavidade uterina, e pode ser feita utilizando Ácido de Tyrode’s (rutura química) ou laser (rutura mecânica por calor).

De facto, os estudos realizados não são unânimes em afirmar que a eclosão assistida aumenta a implantação dos embriões. No entanto, foi observado que para determinados grupos específicos as taxas de implantação aumentam quando se realiza esta técnica. 

Quando está indicado fazer a eclosão assistida?
- Em embriões com zonas pelúcidas densas;
- Em embriões de mulheres de idade avançada (idade superior a 38 anos);
- Quando o casal já fez vários tratamentos e nunca conseguiu gestação (falha repetida de implantação)
- Em embriões congelados (alguns estudos referem que a congelação pode contribuir para o endurecimento da zona pelúcida dos embriões e dificultar a sua ruptura natural).

A eclosão assistida é uma técnica invasiva e não está ainda comprovada a sua eficácia em embriões com bom prognóstico. Por essa razão não é realizada em todos os embriões.

Quando forem realizar um tratamento de fecundação in vitro perguntem ao vosso médico se acha importante a realização da eclosão assistida nos vossos embriões. Perguntem também se a equipa de embriólogos tem experiência nesta técnica pois pode danificar os embriões caso não seja bem executada. 

Deixo-vos um vídeo onde podem ver o que ocorre durante a eclosão espontânea do embrião e o processo da eclosão assistida.



Boa sorte!

0 comentários :

Artigos mais lidos