quinta-feira, 27 de março de 2014

O teste de gravidez

Há quem diga que a fase mais complicada de um tratamento de fertilidade é o período após a transferência dos embriões para a cavidade uterina (ou após a inseminação intra-uterina) até ao dia do teste de gravidez.
A maior parte das mulheres estão tranquilas durante a fase das injeções para estimular os ovários, e algumas referem que começam a ficar mais inquietas a partir do momento em que os seus embriões estão no laboratório e têm receio que estes não se desenvolvam. Mas todas são unânimes em afirmar que a pior fase do tratamento é a espera pelo dia D - O dia do teste de gravidez. Muitas perguntam se podem fazer este teste uns dias mais cedo, e se esse resultado é fiável para concluir acerca de uma possível gravidez. Resolvi fazer aqui um breve resumo do que é a BhCG para estejam mais informados.

O QUE IMPORTA SABER:

Em que consiste o teste de gravidez?
O teste de gravidez consiste na determinação da presença da hormona BhCG (unidade beta da hormona gonadotrofina coriónica humana). Este teste pode ser realizado no sangue ou na urina. As análises sanguíneas por serem uma medição quantitativa são mais rigorosas do que o teste em urina que geralmente é um teste que apenas determina a presença desta hormona (medição qualitativa).

O que é a BhCG?
A hCG é uma hormona glicoproteica composta por duas subunidades: α (alfa) e β (beta). A subunidade α é comum a outras hormonas (FSH, LH e TSH) enquanto que a subunidade β é exclusiva da hCG. Por esta razão o teste de gravidez mede apenas a presença da subunidade β.

Na fase inicial da gravidez, a secreção da hCG é muito importante pois serve para estimular a produção de progesterona pelo corpo lúteo (corpo amarelo). Quando a placenta está já desenvolvida e com capacidade para produzir quantidade de progesterona suficiente para manter o endométrio, as concentrações de hCG começam a diminuir.

Onde e quando é produzida esta hormona?
A hCG é produzida pelo trofoblasto, que é o conjunto de células do embrião, já em fase de blastocisto e que vão dar origem à placenta. O blastocisto forma-se no 5º dia após a fecundação do óvulo o e a sua implantação no útero pode dar-se por volta do 6 º - 7º dia de vida do embrião. A partir do momento em que o blastocisto está em contacto com as células do útero materno, a hCG começa a ser produzida e pouco a pouco entra na corrente sanguínea A hCG que se encontra na circulação sanguínea da mãe, é posteriormente filtrada pelos rins e parte é eliminada pela urina. Por essa razão esta hormona pode ser detectada quer seja na urina quer seja em sangue. No entanto para uma detecção precoce de gravidez o ideal será realizar sempre um teste em sangue uma vez que é ai que aparece primeiro a hormona.

No primeiro mês de gravidez, e à medida que o embrião e a placenta se vão desenvolvendo, há um aumento progressivo na produção desta hormona, de modo que em cada 2-3 dias os níveis de hCG no sangue duplicam. 

Deixo-vos uma lista com os valores de  βhCG (U/L) no soro para cada semana de gestação (fonte: Hospital Santa Maria, CHLN).

Mulher não grávida:

M: 0,0 - 5,3 U/L

Mulher grávida:

1,3 - 2 sem.: 16 - 156 U/L

2 - 3 sem.: 101 - 4 870 U/L

3 - 4 sem.: 1 110 - 31 500 U/L

4 - 5 sem.: 2 560 - 82 300 U/L

5 - 6 sem.: 23 100 - 151 000 U/L

6 - 8 sem.: 27 300 - 233 000 U/L

7 - 11 sem.: 20 900 - 291 000 U/L

11 - 16 sem.: 6 140 - 103 000 U/L

16 - 21 sem.: 4 720 - 80 100 U/L

21 - 39 sem.: 2 700 - 78 100 U/L

Como podem observar, os valores de  βhCG podem ser muito variáveis para cada semana de gestação pelo que são apenas orientativos. Não servem para determinar com exatidão o tempo de gestação.

Por vezes, se a análise da  βhCG for feita mesmo no início da gestação, o valor obtido pode ser muito baixo e o médico pode solicitar a sua repetição dois dias depois para verificar se houve uma correcta progressão da concentração da hormona.

No caso de uma gravidez gemelar, há maior produção de βHCG pelo que os valores são mais elevados.

Actualmente os testes de gravidez comprados em farmácia são bastante sensíveis e fiáveis e detectam a presença desta hormona quando a concentração é superior a 10 mIU/mL.Para uma correcta utilização destes testes, deve utilizar de preferência a urina da manhã pois é a que está mais concentrada. Se o resultado do teste de urina for negativo e a  menstruação não aparecer, convém fazer novo teste e informar o seu médico.

Sinais de alarme:
Quando a progressão da  βhCG não é adequada durante as primeiras semanas de gravidez pode querer significar que algo não está bem com o desenvolvimento do embrião ou que pode ter ocorrido uma possível gravidez ectópica (gravidez que ocorre nas trompas de Falópio). Atenção que esta avaliação deve ser feita pelo médico! Não se ponham a fazer contas quando receberem os resultados das análises!


Respondendo à questão inicial: é possível realizar um teste de gravidez uns dias antes do previsto para saber se ocorreu ou não implantação do embrião? Sim, é possível, mas esse exame deve ser realizado em sangue e não em urina. Por outro lado, corre-se o risco do resultado não ser conclusivo pois a concentração da βhCG  detectada pode ser muito baixa e o mais certo é ter que ser feita nova análise.

Todas as mulheres que realizam tratamentos de fertilidade deviam realizar um teste de gravidez em sangue mesmo que tenham tido uma hemorragia suficientemente grande para pensarem que não estão grávidas. O resultado do teste de gravidez nestas situações pode ser muito importante pois pode dar indicação de um possível aborto bioquímico. Ou seja, de que o embrião implantou mas que a gravidez não evoluiu e é muito importante detectar este tipo de situações. Por outro lado, em situações raríssimas, acontece que a mulher está grávida apesar de ter sofrido uma grande hemorragia semelhante a menstruação. Por isso, não se esqueçam de realizar sempre o teste de gravidez! Boa sorte!!!

#testegravidez


0 comentários :

Artigos mais lidos