segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

XXS distinguida com prémio europeu

A Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro (XXS) está de parabéns! Esta associação foi a primeira associação membro da “Foundation for Care of Newborn Infants” (EFCNI) a ser distinguida com o prémio "Our Common Future", no 10º encontro de Associações de Pais de Bebés Prematuros da EFCNI, que se realizou em Munique durante este mês de Fevereiro.


Este prémio foi atribuído devido ao reconhecimento internacional pelo trabalho que esta associação tem vindo a desenvolver.
Aproximadamente 10% dos bebés nascidos na Europa são prematuros, já nos Estados Unidos, a taxa é ligeiramente superior (12%). Esta taxa tem vindo a diminuir graças aos avanços científicos e aos cuidados neonatais. Actualmente, tem sido feito um grande esforço no sentido de sensibilizar a população e sobretudo as futuras mães para tentar ser evitado um parto prematuro desde o início da gravidez, dando formação e alertando para os factores de risco. Isto porque como todos sabemos a “melhor incubadora para um bebé é o útero materno”.

Alguns factores de riscos que podem induzir ao parto prematuro:

- Gravidez múltipla  (gémeos, trigémeos ou mais);
- Tabagismo;
- Álcool;
- Eclâmpsia (hipertensão arterial na gravidez);
- Alterações do útero;
- Drogas (ex. cocaína);
- Infecções no útero;
- Anemia moderada a grave no início da gravidez;
- Intervalo curto entre as gestações (12 a 18 meses).




No final do ano passado, foi publicado no youtube um vídeo verdadeiramente emocionante sobre o primeiro ano de vida de um bebé, Ward Miles, que nasceu prematuro nos EUA. Este bebé que nasceu às 25 semanas (o equivalente a 5 meses e meio de gestação) pesava apenas 690g!  É um vídeo muito comovente! Começa no dia em que a mãe pega pela primeira vez no seu bebé, e termina num final feliz, em que podemos ver o bebé Ward, já com um ano de vida, e saudável.


É sem dúvida uma história linda e de dedicação destes pais! E da equipa médica!




Por esta e por todas as razões é importante a existência de uma associação como a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro (XXS) que se preocupa em dar informação e apoio a estas famílias! Os meus sinceros parabéns uma vez mais!


Deixo-vos também um link de um post antigo sobre o dia do bebé prematuro: Partos prematuros- o meu laboratório de sonhos


#xxs #BebésPrematuros

0 comentários :

Artigos mais lidos