quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Qual a idade biológica ideal para ter filhos?

Hoje em dia os casais atrasam cada vez mais o nascimento do primeiro filho e quando finalmente decidem aumentar a família muitas vezes, devido à idade avançada, torna-se necessário recorrerem a tratamentos de procriação medicamente assistida.

Para a mulher, a idade biológica ideal para ter filhos é dos 19 aos 34 anos, sendo a época mais fértil dos 19 aos 26 anos (estima-se que a probabilidade de gravidez em cada ovulação, durante este período é de aproximadamente 50%). A partir dos 26 anos a fertilidade vai descendo muito lentamente até aos 34, e nesta fase etária a taxa de gravidez é de aproximadamente 40%. Por volta dos 35 anos a qualidade dos ovócitos começa a piorar e as probabilidades de gravidez são cada vez mais baixas (aproximadamente 30%) além de que as possibilidades de ocorrerem complicações durante a gravidez também aumentam (por exemplo, pré eclampsia, diabetes) e o risco de parto prematuro é também maior. Por volta dos 40 anos, pode dizer-se que a probabilidade de gravidez é aproximadamente 20 %. No entanto, devido ao decréscimo da qualidade dos ovócitos nesta fase etária, o risco de aborto e de malformações genéticas é consideravelmente superior. Depois dos 45 anos, a probabilidade de uma mulher engravidar com os seus próprios ovócitos é de 2-5%. Nesta fase etária, aconselha-se a mulher a fazer tratamento de procriação medicamente assistida utilizando ovócitos de dadora.
No caso dos homens, o período ideal para ter filhos é mais alargado e pode ir até aos 45 anos.

Estes dados são meramente indicativos, e o meu conselho é, mais uma vez, que falem com o vosso médico especialista em reprodução humana para saber qual a vossa idade fértil.


#gravidez, #relogiobiologico

0 comentários :

Artigos mais lidos