quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

E pensar que todos nós já fomos assim…

Tenho que vos falar outra vez no Embryoscope® (incubadora que nos permite gravar imagens dos embriões cada 5 minutos, ver post embryoscope) pois esta incubadora deixa-me maravilhada!!!

Quando depois de inseminar os ovócitos (isto é, de juntar os espermatozóides com os ovócitos para ver se ocorre fecundação) e os coloco nesta incubadora mágica, ao fim de seis dias tenho vídeos impressionantes que me revelam tudo aquilo que nunca pensei ver!

Os momentos de divisão das células são fantásticos, é algo rápido e muito ordenado (sobretudo quando o embrião é de boa qualidade). Depois vem a fragmentação - pedaços de material excretados pelas células - que aparecem e desaparecem … sim, por vezes as células voltam a reabsorver estes fragmentos e um embrião que outrora parecia ter muitos fragmentos e portanto mau prognóstico reaparece fantástico! É como se tivesse feito uma operação plástica!

Outra facto muito interessante é ver os blastocistos (embriões num estado de desenvolvimento mais avançado) a aumentarem e diminuírem de tamanho. São pequenos seres microscópicos que já têm movimentos… e este aparelho permite-nos gravar tudo!!! Eu mais uma vez vejo o filme, e volto a ver,
… são já vários anos de experiência nesta área da medicina da reprodução mas felizmente há coisas que não me deixam de surpreender!

E é simplesmente maravilhosa esta gravação do milagre da vida!

#timelapse, #embryoscope, #blastocisto

0 comentários :

Artigos mais lidos