sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

DICAS PARA ENGRAVIDAR EM 2014…

Vi um artigo no site da revista pais & filhos do Brasil que me pareceu interessante:

10 ATITUDES PARA QUEM QUER ENGRAVIDAR EM 2014:

Resumidamente as 10 dicas são:
1) Check up completo da mulher;
2) Participação masculina;
3) Cuidado com os medicamentos;
4) Ácido fólico;
5) Comer, comer, comer;
6) Cuidado com as drogas;
7) Namore muito e tenha relações sexuais;
8) Relógio biológico;
9) Reprodução assistida;
10 Hábitos saudáveis.


De facto muitos casais decidem aumentar a família mas muitas vezes não se preocupam em fazer uma avaliação prévia do seu estado de saúde. É importante consultar um especialista pois poderá ser necessário a mulher fazer algum tipo de medicação (como é o caso do ácido fólico que deverá ser tomado meses de engravidar e também verificar se a mulher está imune à rubéola, caso contrário será indicado fazer a vacinação antes de engravidar). É também importante que o homem tenha um papel activo nesta fase, e também ele deverá cuidar do seu estado de saúde. Caso o casal esteja a tentar engravidar há algum tempo, será aconselhável o homem fazer uma avaliação da qualidade seminal (espermograma) e quem sabe até tomar alguma medicação (exemplo dos antioxidantes) para melhorar a qualidade do sémen. Aconselho-vos que a análise do sémen seja feita num laboratório/ centro especializado em reprodução medicamente assistida.

Os cuidados com a alimentação da futura mãe também são importantes, e o excesso de peso deverá ser evitado a todo o custo, já que pode dificultar uma possível gravidez. Caso a mulher tenha que perder muito peso será conveniente consultar um nutricionista para que seja vigiada e para que a dieta não possa comprometer a sua saúde.

A estes 10 tópicos, eu acrescentaria um último:

11) Relaxem … tentem não pensar muito no assunto, namorem muito, não informem todos os vossos amigos dos planos de aumentar a família pois caso contrário eles vão estar constantemente a perguntar se já o conseguiram (afinal são vossos amigos ....) …. e não fiquem preocupados se não engravidarem nos primeiros 3 meses …

Deixo-vos o link para que leiam com mais detalhe o artigo, espero que gostem!

0 comentários :

Artigos mais lidos